Travessia Mico-Leão-Dourado tem primeiro trecho inaugurado na Bacia do Rio São João, no RJ
10/11/2025
(Foto: Reprodução) Travessia Mico-Leão-Dourado: Primeiro trecho de 14 km é inaugurado em Silva Jardim, no RJ
Foi inaugurado na Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, neste sábado (8), o primeiro trecho da Travessia Mico-Leão-Dourado, na cidade de Silva Jardim (RJ). Trata-se de uma trilha ecológica de longo curso que será conectada à trilha "Volta ao Rio", integrando paisagens de diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa está sendo executada pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), por meio do Projeto GEF Áreas Privadas, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente. O projeto conta ainda com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Prefeitura de Silva Jardim, além de voluntários.
Anderson Ribeiro, coordenador de ecoturismo da AMLD, conduziu os visitantes e apresentou as belezas e curiosidades da região
Luiz Thiago de Jesus/AMLD
O percurso, agora aberto à visitação, possui 14 quilômetros de extensão, cerca de quatro horas de caminhada, começando do Parque do Mico até o Centro de Aldeia Velha. Mais de 80 pessoas, que se inscreveram gratuitamente, participaram da caminhada inaugural em meio à natureza.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
Dois micos-leões-dourados, que é uma espécie ameaçada de extinção, foram avistados pelo grupo, o que deixou o passeio ainda mais especial e simbólico. Anderson Ribeiro, coordenador de Ecoturismo da AMLD, explicou que a região foi mapeada para garantir um traçado repleto de belas paisagens.
“Essa implementação não começou agora. A gente planejou, tentou entender como funcionavam as áreas aqui. Identificamos os principais atrativos naturais, as experiências que já existem no território, percorremos vários rios, tudo pensando nessa conexão: dos rios, dos fragmentos florestais, das experiências do turismo, das pousadas, dos pontos de pernoite, dos guias, das operadoras”, disse.
“É uma alegria muito grande ver todas essas pessoas aqui, com um só propósito, que é dar o pontapé inicial nessa tão sonhada Travessia Mico-Leão-Dourado, o tão sonhado destino ecoturístico do mico-leão-dourado”, concluiu Anderson Ribeiro.
Trajeto é orientado pela pegada que contém o mico-leão-dourado com a cauda conectado ao Rio São João
Luiz Thiago de Jesus/AMLD
A cerimônia de lançamento ocorreu na sede da AMLD, em Silva Jardim, com a presença de Pedro da Cunha e Menezes, diretor do Departamento de Áreas Protegidas (DAP) do Ministério do Meio Ambiente.
“A principal ferramenta que existe para as pessoas se conectarem com a natureza são as trilhas. Cerca de 80% dos usuários de áreas naturais utilizam trilhas, e o Brasil ainda tem uma malha de trilhas muito pequena. Por isso, o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto GEF Áreas Privadas, tem essa política pública, que é a Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade. Ela incentiva a criação de trilhas bem sinalizadas e bem manejadas, para que a população possa utilizá-las, entendendo um pouco sobre o que é conservação e, ao mesmo tempo, tomando um banho de cachoeira, vendo um mico-leão-dourado, ouvindo o canto dos pássaros”, explicou Pedro da Cunha e Menezes.
Representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Prefeitura de Silva Jardim, do ICMBio e da Associação Mico-Leão-Dourado falaram sobre o projeto e percorreram o trecho da Travessia com o público presente
Luiz Thiago de Jesus/AMLD
O público também foi recebido pelo secretário executivo da AMLD, Luis Paulo Ferraz, pelo diretor de Turismo da Secretaria de Turismo de Silva Jardim, Igor Mattos; além da gestora do Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Gisela Carvalho.
“Quando a gente cria a Travessia do Mico-Leão-Dourado, a gente causa nas pessoas essa sensação de que está caminhando num lugar onde vive o mico-leão-dourado e onde toda essa comunidade que está aqui também trabalha para protegê-lo. Então, há uma conexão muito intensa entre a biodiversidade e o ecoturismo — mesmo que a pessoa não veja o animal na natureza, ela está identificando essa particularidade que só existe aqui, com paisagens bonitas e atrações incríveis. E, com isso, há uma série de oportunidades que se criam a partir do ecoturismo”, explicou Luis Paulo Ferraz, secretário executivo da AMLD.
Travessia chegará a 140 km em 2026
Trecho da trilha inaugurado em Silva Jardim tem 14 km, ligando o Parque do Mico ao centro de Aldeia Velha
Luiz Thiago de Jesus/AMLD
Ao todo, o percurso terá 140 quilômetros, com previsão de conclusão em 2026. Quanto ao traçado, 85% passará por Silva Jardim e 15% por Cachoeiras de Macacu, aquecendo a economia também dos meios de hospedagem de municípios vizinhos, como Rio Bonito e Casimiro de Abreu.
Todo o trajeto segue o manual da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). Ele é o instrumento oficial da sinalização rústica, que, no caso da Travessia Mico-Leão-Dourado, traz uma pegada amarela e preta contendo a imagem do mico-leão-dourado com a cauda conectada ao Rio São João. As pegadas, junto às placas de sinalização, que vão guiar os trilheiros nessa aventura.
Trecho da Travessia Mico-Leão-Dourado pode ser percorrido caminhando ou de bicicleta
Luiz Thiago de Jesus/AMLD
A Travessia tem como objetivo estimular o contato das pessoas com a paisagem local, valorizando a fauna, a flora, a Mata Atlântica, a história e a cultura da região, promovendo geração de renda sustentável para os moradores, já que muitas das áreas conectadas pela trilha estão em propriedades privadas.
Ao percorrer o trecho, também será possível conferir o trabalho de conservação que é realizado na região. Um exemplo é uma área de pastagem presente no trajeto que será restaurada e transformada em floresta, uma mudança que poderá ser testemunhada pelos visitantes ao longo dos anos.
Nesta semana a nova trilha também será desbravada por um grupo de noruegueses, que vão conhecer os encantos da Mata Atlântica em Silva Jardim, e, quem sabe até avistar micos-leões-dourados pelo caminho.
Anderson Ribeiro, coordenador de ecoturismo da AMLD, apresentando o percurso do trecho da Travessia Mico-Leão-Dourado aos visitantes
Luiz Thiago de Jesus/AMLD